6/22/2006

Rejeitado? Não, obrigado!

.
Ontem ouvi uma coisa bastante interessante e resolvi partilhar convosco, um pouco no seguimento do último post sobre o medo. Alguém dizia que o medo mais comum é o medo de sermos rejeitados e que é o mais difícil de ultrapassar. Fiquei a pensar nisto e acho que é bastante pertinente. Se pensarmos bem, toda a gente tem medo de ser rejeitado em algum momento da sua vida. Seja a nível sentimental (amizade, amor), seja na família, seja a nível profissional.... em algum momento da nossa vida questionamos: "Será que vão gostar de mim? Será que me vão aceitar?" Às vezes, esse medo é tão grande que chegamos a preferir não seguir em frente só para não termos que suportar a rejeição. Acho que a questão primordial é "Será que nos aceitamos a nós mesmos? Será que não nos rejeitamos tantas vezes que nos transformamos em outro alguém que sabemos que vai ser aceite pelos outros?" Isto acontece mais vezes do que nos apercebemos e muita gente usa esta técnica para "abafar" o medo que sentem de serem rejeitados. Mesmo em grupos de amigos, se não concordam com alguma atitude preferem ficar calados do que enfrentá-los dizendo que estão errados, porque sabem que isso vai fazer com que os olhem de lado. Preferem aparentar uma postura que vai contra a sua ideologia só para serem aceites!!

.
Mas, por outro lado, o medo da rejeição não faz qualquer sentido! Deus AMA-NOS de forma INCONDICIONAL e jamais nos rejeitará! Por isso, todas as rejeições que possamos ter ao longo da nossa vida são pequenas demais para nos preocuparmos tanto com elas. Deus é connosco e aceita-nos como somos. Não precisamos fingir ser quem não somos para sermos aceites por Ele! Basta-nos ser verdadeiros!
A certeza de que somos aceites por Deus é a maior vacina que podemos levar contra o medo da rejeição. E é essa certeza que nos dá confiança para seguir em frente sem medo de levar um "NÃO".... é que os "nãos" também fazem parte da vida e ajudam-nos a crescer, por isso não vale a pena martirizarmo-nos por isso.

.
AFINAL, QUEM É QUE NUNCA LEVOU UM NÃO? :)

13 comentários:

Anónimo disse...

concordo consigo...
neste momento estou a acompanhar um caso que me irrita profundamente de um casal no qual o jovem esteve para casar a uns anos mas k a rapariga o deixou no altar e agora que iniciou um relacionamente com outra rapariga que verdadeiramente o ama esta sempre com mdo de ser rejeitado de novo o que o leva a ter muitas duvidas e a por constantemente a relaccao deles por um fio devido a inseguranca.
este caso juntamente com outros com os quais contacto diariamente fazem-me concluir que se o medo e consequencia de feridas na alma,o medo da rejeicao e-o por excelencia!uma pessoa que durante toda a vida nao sofreu qualquer trauma ao nivel da rejeicao(coisa rara hoje em dia)ou ate se teve algum desses traumas mas que foi sarado por Deus,provavelmente nao tera desses problemas no futuro.
neste momento nao vou dizer que nao tenho medo de ser rejeitada porque estaria a mentir.sei que Deus nao rejeita ninguem mas tenho muito medo de chegar a Gloria e Ele me dizer"aparta-te de mim.nao te conheco!".tenho mesmo pavor que isso aconteca no entanto nao vivo obsecada por esse medo.limito-me a fazer tudo o que esta ao meu alcance para que isso nao aconteca.
quanto as pessoas com esse tipo de medo,acho que o nosso dever como cristaos e ama-los(se bem que este medo existe no meio cristao tambem)e mostrar-lhes que Deus os ama e que eles sao especias porque realmente sao-no.
gostei muito do post principalmente a parte sobre os jovens influenciados em vez de serem influencia so pelo medo da rejeicao...
Dta =)*

ps:ideia para o proximo post(nada de mais mas lembrei-me...)e os rejeicores?aqueles que rejeitam os outros?nao teram eles tambem medo de serem rejeitados e usei o seu medo como escudo de defesa? ;)

Anónimo disse...

Discordo plainamente contigo :(
Uma coisa é Ter Medo a outra coisa é ser Rejeitado .
Nunca nos podemos esquecer que o Medo não intrefere na Rejeição ou vice versa.
Medo é termos medo de algo como eu citei na acta ( frases ) anteriores.
Outra coisa é ser Rejeitado .
Ou seja o Rejeitado e algo que nos propociona rejeição por parte das pessoas ou entre os demáís ... Não vou entrar em muitos detalhes pois a rejeição é muito complexa , até na volta poderei inter-agir mal na frase de rejeição. Mas é para voçês preceberem o que eu quero dizer tipo como o Suf , se é algo que já não saibam o que é o suf =)
(nota: quem preceber a ultima frase não precisa de se questionar o que é rejeição).

Com os melhoreres rejeições -> Jorge Alexandre

natenine disse...

concordo. E não digo mais nada para não errar...

Ana Ramalho Rosa disse...

A rejeição é sempre dura e cruel. Deus nunca nos rejeita e isso, como dizes, é aquilo que nos faz continuar mesmo após uma rejeição humana.

Há vários tipos de rejeição e alguns deles seriam evitáveis se não nos deixássemos levar tanto pelos nossos sentimentos. Pessoalmente já a senti em várias áreas da minha vida. Não é fácil.

Deus diz que devemos guardar o nosso coração, cuidar dele... o nosso coração é enganoso e quem vê caras não vê corações. Às vezes investimos em relacionamentos ou situações que parecem saídas de um filme, de um conto de fadas. Até parece que são laços tão fortes, mas depois... depois vem o não ou poe-nos de lado como se fossemos um objeto descartável.

Que cada um de nós saiba ser gente para os outros e se temos que dizer não a alguém, façamo-lo com amor... e se alguém nos magoar e pedir perdão, sejamos misericordiosos...

Se conheces alguém que se sente rejeitado e usado, sê tu a mão que Deus usa para levantá-lo.

Anónimo disse...

sim prima
acho k tens razão nakilo k dizes e acho mt positivo utilizares o blog pra partilhares essas ideias connosco (jovens adolescentes) k pensando k sabemos alguma coisa na verdade não sabemos nada...

o medo e a rejeiçao caminham lado a lado e nao é facil conseguir contornar essa situação, não é facil dizermos o k achamos sobre determinados assuntos, da mesma forma k não é facil ver o olhar reprovador dakeles k nos rodeiam kd expomos as nossas opiniões...

o mundo é um sitio complicado, as pessoas fazem com k tudo pareça mais complicado e o papões da sociedade fazem com k as nossas ideias sejam os nossos medos...por isso é k os jovens imitam as estrelas da musica (mesmo kd não as curtem) e vão a sitios k detestam só pk o "grupo" acha k sao porreiros...e a maior parte das pessoas assume uma identidade para poder cont a frequentar akele grupo, kd na realidade tem o seu interior em chamas por nao se poder exprimir livremente...

com medo da rejeição assumimos uma nova identidade k nem sempre é das melhores....

cont priminha o ppl agradece as palavras e os pensamentos educativos

Anónimo disse...

desculpe Jorge Alexandre mas pedia-lhe pra explicar pk eu perdi-me!n percebi o seu ponto de vista a n ser a parte em k discurdava!
sory ;)
Dva

†Bakas†37† disse...

yha continua ;) fcoa espera do proximo post

Anónimo disse...

Deus nunca nos rejeita é 1 facto insofismável, e eu amo-o cada vez mais por isso, mas infelizmente há irmãos que trabalham tanto na obra de DEus e não têm amor.Quem rejeita nao ama. E as obras sem amor sao como o sino que tine.

Anónimo disse...

Keep up the good work. thnx!
»

Anónimo disse...

olha sou muito bonita inteligente,mas passei por duas situacoes ruins n vida, de la para ca tenho o receio da rejeicao..se conhecco um cara seja casado ou solteiro e se nao mais me procura eu arrumo algo de desculpa sinto medode rejeico, mesmo querendo procurar nao procuro ,A tempos tem um cara bonitao ,casado, que sempre me quis e eu nada,qdo tomei a decisao de assumir algo e fui carinhosa mandando mensagens carinhosas ele sumiu,pq devo procurar me senti rejeitada.

heaven :) disse...

Cara anónima,
é normal sentirmo-nos tristes quando somos "rejeitados"... mas não podemos deixar que isso nos impeça de ser felizes e de continuar a procurar quem nos aceite. No seu caso, que penso tratar-se de uma rejeição amorosa, em vez de pensar que foi rejeitada, pense antes que não aconteceu porque não era para acontecer. Às vezes, sonhamos muito com uma coisa ou com alguém e quando as coisas não correm como prevíamos, ficamos frustrados e pensamos que nunca mais vamos recuperar. Mas a verdade é que não há razão para nos sentirmos rejeitados! Certas pessoas podem nos "rejeitar", mas na verdade quem fica a perder são elas, e não nós. Se nós nos aceitamos como somos e gostamos de nós assim, vamos conseguir encarar a dita "rejeição" como algo que "não era pra acontecer". Há muitas situações na vida em que as coisas não correm como gostaríamos. Temos que aprender a viver com isso e tentar aprender com essas situações. Além disso, Deus AMA-TE incondicionalmente, e NUNCA te rejeitará. E não há maior amor do que este. Se sentirmos esse amor de Deus, tudo o resto perde importância. :) E se olharmos à nossa volta e virmos a nossa família e amigos, pessoas que estão connosco pro que der e vier... vamos chegar à conclusão que afinal não somos rejeitados, mas sim AMADOS!! :) Deus te abençoe.

Maria disse...

Obrigado Heaven! É realmente verdade o que disseste, nunca tinha pensado na rejeição dessa maneira! Tenho um problema, sou bissexual, tenho 15 anos e estou apaixonada pela minha melhor amiga, que, infelizmente, já começa a suspeitar de mim! :(
Queria que me ajudasses amiga, os meus amigos mais próximos já sabem, e tenho a sorte de me terem aceitado, mas não sei se a minha amiga que eu tanto gosto, vai ter a mesma postura... Eu ando no 9º ano, tenho boas notas, toco piano e canto. A minha amiga chama-se Natália, frequenta o 6º ano, é belga (mas já fala portugues muito bem), adora ler e dança ballet, tem 12 anos. Eu queria mesmo que me ajudasses, por favor!
Aqui te dou os meus mails, caso precisares de me contactar...
mariads1996@hotmail.com
mariads.96@gmail.com
Obrigado por me ouvires Heaven!
Deus abençoe as tuas palavras!
Bjnhs, Maria Silva

Maria disse...

Obrigado Heaven! É realmente verdade o que disseste, nunca tinha pensado na rejeição dessa maneira! Tenho um problema, sou bissexual, tenho 15 anos e estou apaixonada pela minha melhor amiga, que, infelizmente, já começa a suspeitar de mim! :(
Queria que me ajudasses amiga, os meus amigos mais próximos já sabem, e tenho a sorte de me terem aceitado, mas não sei se a minha amiga que eu tanto gosto, vai ter a mesma postura... Eu ando no 9º ano, tenho boas notas, toco piano e canto. A minha amiga chama-se Natália, frequenta o 6º ano, é belga (mas já fala portugues muito bem), adora ler e dança ballet, tem 12 anos. Eu queria mesmo que me ajudasses, por favor!
Aqui te dou os meus mails, caso precisares de me contactar...
mariads1996@hotmail.com
mariads.96@gmail.com
Obrigado por me ouvires Heaven!
Deus abençoe as tuas palavras!
Bjnhs, Maria Silva