9/06/2006

O uso inadequado das palavras!

Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, Palavra é um som ou conjunto de sons articulados que têm sentido. Ou seja, as palavras têm como objectivo tornar audíveis ideias, pensamentos, sentimentos... aquilo que nos vai na mente e no coração. E temos que concordar que a capacidade que temos em proferir palavras é extremamente útil! É bem mais fácil abrir a nossa boca e falar do que transmitir o que queremos por meio de gestos como os mudos que, infelizmente, não o podem fazer. Mas esta facilidade, por vezes, é perversa... é que quando a língua se solta, já é mais difícil fazê-la parar! Por vezes, dizemos aquilo que não queremos e até aquilo que não sentimos... porquê?
.
As palavras servem para nos expressarmos, para sermos mais facilmente compreendidos pelos outros. No entanto, as palavras têm sido, frequentemente, usadas inadequadamente com o objectivo de ferir, difamar, prejudicar e ofender os outros. E, geralmente, quem usa as palavras neste sentido, justifica-se dizendo "Só digo o que penso!" ou "É verdade, ela fez isso, toda a gente comenta...". Quem pensa assim, devia experimentar a beber café sem o passar pelo filtro... com borras e tudo! Será que lhe ia saber bem??
Tal como o café, as palavras têm de ser filtradas antes de serem proferidas. Não podemos dizer tudo o que nos vem à cabeça sem pensarmos nas consequências dessas palavras, tanto para nós como para os outros. E, infelizmente, muita gente não conhece o tremendo poder das palavras! Ao longo da História, vemos situações em que palavras provocaram dor, levando a baixa auto-estima e até mesmo suicídio, outras aliviaram dor, outras mataram, outras sararam... palavras de amor, mas também de ódio, palavras de verdade, mas também de sinismo e hipocrisia... há para todos os gostos. Mas todas elas provêm do coração ou da mente! Será, então, legítimo deitá-las todas cá para fora?? Eu não acho. Sempre tentei filtrar as palavras que saem da minha boca e não me tenho dado mal! Claro que nem sempre o consigo... mas no geral, penso 2 vezes antes de falar!
.
A palavra é uma dádiva preciosa mas que tem que ser utilizada sabiamente e passada pelo filtro da consciência! Temos de saber usar as palavras! De outra forma, estaremos apenas a emitir sons com sentido (semelhantes aos grunhidos com os quais os animais comunicam entre si), mas sem propósitos nem sabedoria próprios do ser humano feito à imagem e semelhança de Deus! Estaremos a fazer um uso inadequado das palavras!!
.
"A palavra reconfortante é fonte de vida; a palavra perversa fere profundamente." (Provérbios 15:4);
"Da boca dos sábios sai sabedoria; da dos insensatos saem tolices." (Provérbios 15:2);
"O justo pensa antes de responder; o perverso vomita calúnias." (Provérbios 15:28)
.
"Que nenhuma palavra imprópria saia da vossa boca. Pelo contrário, que as vossas palavras sejam úteis e edificantes, para fazerem bem àqueles que vos ouvem." Efésios 4:29

4 comentários:

Anónimo disse...

oi pima

pois é quase todos falamos sem pensar e as palavras conseguem magoar os nossos setimentos...é triste mas é a realidade k temos!

mas com o tempo e com experiencias pelas quais passamos, vamos aprender como usar adequadamente as palavras pra sermos bem sucedidos nas nossas conversas...

adorei o post...continua
beijokas da prima

natenine disse...

"Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim."
Tiago 3:8 a 10

Daniel disse...

A palavra! É pela palavra que existimos! Sem a Palavra do que existe teria sido feito! É belo e admirável o poder da Palavra. E pensar que desprezamos tanto a palavras.

Agradeço a visita (a todos vós)
www.danielaurelio.blogspot.com

Anónimo disse...

Penso como alguém que examina as escrituras,que o contexto dessa passagem está nas passagem dos dez talentos MT 25:14-18 E DAS DEZ MINAS LC19,11.Porque além de ser-mos fiéis á sua palavra temos que grajear o dom(os),agora penso que ninguém deve se meter naquilo que não tem tendência para executar. Busque de DEUS os talentos,mas lembre-se que que é para ser utilizado e não enterrado, o negócio é serio.Que ADEUS nos abençoe e nos de ententimento e que na sua íra lembre da sua misericórdia amém!